Oficina de Protagonismo Juvenil Indigena

Nesta 3ª etapa e ultima Oficina do Motirõ Mimboé Taba Tamandaré – Tupinambá, por decisão da comunidade reunida, junto com Cacique e Lideranças da Aldeia Tamandaré, esta oficina foi aberta para que jovens de todas as comunidades pudessem estar participando do mesmo. Cerca de cem jovens, das comunidades do Acuípe, Itapoã, Mamão, Olhos D’água, Olivença, Parque de Olivença, Serra do Padeiro, Tamandaré e Tucum. Comunidades situadas na Terra Indígena Tupinambá de Olivença se reuniram na Aldeia Tamandaré, entre os dias 1 e 5 de junho, para conhecer as ações da iniciativa e a continuidade que a comunidade pretende desenvolver com a finalização do projeto, um momento impar, onde todos(as) os envolvidos, puderam estar ajudando e propondo na construção da continuidade para o centro de Cultura da Aldeia Tamandaré, bem como, encontrando caminhos para diversas demandas que a luta Tupinambá vem enfrentando.

 Nos três primeiros dias, os jovens repassaram as vontades e os sonhos de permanecerem sempre na cultura Tupinambá, valorizando-a cada vez mais, respeitando uns aos outros e trabalhando em torno de um só objetivo. Com a necessidade de resgatar as histórias antigas, junto aos mais velhos, e buscar a religiosidade, considerando o fundamento específico dos rituais. Lutar para ver a natureza respeitada e conservada, onde foi levantada a vontade em ver a cultura nos livros didáticos contada por nós mesmos e com a criação de uma universidade indígena. Desejo dos quais foram abordados para que o Centro de Cultura da Aldeia Tamandaré pudesse estar dando prioridade.

Também foram pauta, as questões essenciais como, ter acesso à saúde e educação de qualidade. Demandas para investimentos no esporte, considerando as especificidades do povo indígena Tupinambá.

 Tivemos como palestrantes nesta ultima Oficina, Haroldo Heleno (CIMI – BA), Daniela Alarcon (Direção do filme O Retorno da Terra – Tupinambá), Cacique Acauã (Aldeia Tamandaré), Cacique Babau (Aldeia Serra do Padeiro), que abordaram a importância dos jovens Tupinambá para a luta pelo Território Tradicional Tupinambá, bem como, para a continuidade das ações do Centro de Cultura e do projeto Motirõ Mimboé Taba Tamandaré – Tupinambá e para manutenção e resistência da cultura Tradicional do Povo Tupinambá de Olivença.

 Durante os dois últimos dias foram feitos trabalhos em grupos com o intuito de organizar os sonhos e desejos para o Centro de Cultura, após houve a apresentação destes grupos, com a participação de caciques e lideranças das diversas comunidades e Aldeias presentes.

 Em todos os dias tivemos rituais e mostras de vídeos específicos do Povo Tupinambá, mostrando as reais necessidades do Povo, mostrando para os presentes o papel que o Centro de Cultura pode estar executando dentro do Território.

 Para conquistar nossos sonhos, precisamos enfrentar grandes desafios. É fundamental trazermos os jovens para a luta, dentro e fora de suas comunidades. Para superar nossos “inimigos” e lutarmos pela cultura da PAZ, necessitamos de mais exemplos de luta. É fundamental que participemos de iniciativas como esta que visafortalecer nossas comunidades. Precisamos garantir que os jovens estejam preparados para resistir se sofrermos ataques – como vem acontecendo, com tantas ações de reintegração de posse, ajudando uns aos outros. Precisamos manter a cultura sempre viva e manter os encantados entre nós. E o Projeto encerra seu ciclo de oficinas na Aldeia Tamandaré com a sensação de dever cumprido com o que foi proposto, e com o desejo de continuidade da iniciativa nas falas e nos olhos de cada indígena Tupinambá que fez parte dessa construção coletiva e colaborativa, nas palavras do Coordenador do Projeto“Jaborandy Tupinambá” aos agradecimentos.

 Awere!

Equipe.IMG_3859

IMG_3862